A MINHA EXPERIÊNCIA ERASMUS
- AECadaval
- 24 de jul.
- 3 min de leitura
Toda esta experiência Erasmus começou quando, há cerca de um ano e meio, ouvi pela primeira vez falar do programa Erasmus+. Desde esse momento, tive a certeza de que, no ano seguinte, iria candidatar-me. Passado um ano, chegou o momento de fazer a candidatura e, apesar da ansiedade e do receio de não saber exatamente o que me esperava, a ideia de embarcar nessa aventura era mais forte. Confesso que as semanas depois da candidatura foram de muita ansiedade e nervosismo que se transformaram em muita alegria quando descobri que tinha sido selecionada para esta experiência.
Depois de tanta expectativa, o voo para o meu destino Erasmus tornou-se uma realidade, e a aventura estava prestes a começar! A nossa viagem iniciou-se no dia 30 de maio de madrugada à porta da escola onde se reuniu todo o grupo Erasmus.
No primeiro dia, após a chegada à Alemanha, fomos recebidos com um pequeno piquenique nos jardins da escola Carl-Fuhlrott-Gymnasium pelos alunos que nos iriam acolher. Logo depois, participámos em atividades de integração. Depois de um dia de bastante informação e bastante cansativo, faltava ainda o momento de conhecermos as famílias e as casas onde iríamos passar o resto da semana.
No segundo dia, de manhã, assistimos às aulas dos nossos colegas anfitriões onde pudemos notar, não só diferenças culturais, como, também, distintas abordagens pedagógicas e, em seguida, partimos para a Estação de Natureza e Ambiente (Station Natur und Umwelt), onde realizámos atividades ambientais, ao longo de todo o dia, com investigação da qualidade da água e identificação de espécies na floresta.
O terceiro dia começou com um workshop sobre economia circular, onde explorámos ideias sustentáveis e desenvolvemos projetos em grupo. Depois, fizemos uma excursão até à impressionante Ponte Müngsten e caminhámos ao longo do rio Wupper até ao castelo Schloss Burg. A paisagem era deslumbrante e o ambiente descontraído proporcionou momentos de convívio memoráveis.
A manhã do quarto dia foi passada em Colónia onde visitámos a famosa Catedral e ainda pudemos explorar a cidade e fazer compras. De regresso a Wuppertal, fizemos um passeio no icónico comboio suspenso até ao jardim zoológico. À noite, visitámos o observatório da escola, e pudemos observar o céu de primavera, uma experiência verdadeiramente mágica.
No último dia explorámos o centro de Wuppertal e, por fim, na parte da tarde houve ainda tempo para a reflexão sobre a mobilidade, onde pudemos partilhar a nossa experiência. Antes da despedida final, recebemos os certificados de participação e fizemos uma avaliação da semana vivida.
Participar nesta mobilidade Erasmus+ foi, sem dúvida, uma das experiências mais marcantes da minha vida. Desde o primeiro dia na Alemanha senti que estava prestes a viver algo muito especial. O acolhimento tanto por parte dos professores, como por parte dos alunos alemães, mas, sobretudo, dos colegas portugueses, que tive a sorte de serem já meus amigos, deixaram-me uma sensação de segurança e de família, que na verdade foi o que se tornou: uma “família Erasmus”. Além disso, o convívio e o contacto com uma nova cultura enriqueceram-me, a escola era diferente, os métodos de ensino tinham outra dinâmica, e tudo isso me fez olhar para o meu próprio percurso escolar com novos olhos.
As atividades ao ar livre, em contacto com a natureza, mostraram-me a importância de cuidarmos do planeta, de forma mais consciente. O workshop sobre economia circular fez-me perceber como pequenas ideias podem gerar grandes mudanças quando pensamos de forma sustentável. As visitas culturais foram momentos de descoberta e admiração — desde a imponência da Catedral de Colónia até à beleza natural da caminhada até ao Schloss Burg.
Mas o que mais me marcou foi o convívio humano. A relação com os colegas alemães e com a minha família de acolhimento ensinou-me que, apesar das diferenças culturais, há sempre pontos em comum. Partilhámos risos, tradições, ideias e perspetivas.
Esta semana passou a correr, mas o impacto que teve em mim ficará para sempre. Aprendi mais sobre mim, sobre os outros e sobre o mundo em que vivemos. Cresci como estudante, como cidadã europeia e, acima de tudo, como pessoa.
Lara Alminha