top of page

DOMÍNIOS DE AUTONOMIA CURRICULAR E PROJETOS INTERDISCIPLINARES

DAC - A Linha Perdida   10.º B       2018-2019

Domínio de Autonomia Curricular que envolveu trabalho de projeto, investigação, várias saídas de campo e uma apresentação final à comunidade, que decorreu no Auditório Valentina Abreu.

Resultou da articulação de aprendizagens essenciais de diversas disciplinas e teve  como como questão central "Por que razão o comboio nunca chegou ao Cadaval?" e de que forma isso afetou o desenvolvimento do concelho.

DAC - Crescer com raízes na Terra      5.º A      2018-2019

Domínio de Autonomia Curricular que envolveu pesquisa, saída de campo à Serra de Montejunto e visitas ao CRASM (Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto) e à Real Fábrica do Gelo e uma exposição final, tendo sido, ainda, tema da participação da turma no desfile de Carnaval. 

Resultou da articulação de aprendizagens essenciais de diversas disciplinas e teve como objetivo conhecer a biodiversidade do concelho e particularmente da Serra de Montejunto

DAC - Programar o futuro   7.º A  e 7.º B     2018-2019

Domínio de Autonomia Curricular que envolveu trabalho colaborativo e de projeto para construção de um sismógrafo com Arduíno e leitura de dados em streaming em Excel.

Resultou da articulação de aprendizagens essenciais de diversas disciplinas e teve como objetivo dar a conhecer aos alunos a integração de várias tecnologias, neste caso, dispositivos robóticos e programação em diversas áreas, nomeadamente na sismologia. No âmbito do DAC os alunos participaram, ainda, num workshop de robótica ministrado pela ANPRI e em parceria com o programa "Cadaval + Ciência".

Projeto interdisciplinar  -  Trajetos científicos à descoberta de Portugal  10,º, 11.º e 12.º anos CT    2018-2019

Projeto que resultou da articulação vertical e horizontal de aprendizagens essenciais das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química (10.º e 11º anos), Biologia e Química (12.º ano), em parceria com o programa "Cadaval + Ciência". Envolveu uma viagem à Ilha Terceira com várias visitas, saídas de campo e palestras com docentes da Universidade dos Açores. Teve como objetivos essenciais dar a conhecer aos alunos a biodiversidade, a geodiversidade e as práticas de sustentabilidade e de gestão de resíduos na Ilha.

DAC -  Diferentes olhares sobre a paisagem, património e geodiversidade da região Oeste  8.º A, B, C e D    2019 -2020

Domínio de Autonomia Curricular que resultou  da articulação de aprendizagens essenciais de diversas disciplinas e teve como objetivo dar a conhecer aos alunos o património geológico e paleontológico da zona Oeste, nomeadamente os elementos caraterísticos das paisagens sedimentares. Envolveu uma saída de campo a Santa Cruz e uma visita, com aula prática sobre limpeza e tratamento de fósseis, à coleção de fósseis de vertebrados, sobretudo de dinossauros, do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da Sociedade de História Natural.

DAC -  “Aprendiz de Poeta”  8.º C e D    2020-2021

Capa_Livro_Aprendiz_de_Poeta.JPG
DAC.JPG

Domínio de Autonomia Curricular que resultou  da articulação de aprendizagens essenciais das disciplinas de Português, Artes e Bits e TIC.  Após a leitura e análise de poemas de vários autores e, no âmbito do Programa das Artes  Fernanda Botelho, os alunos produziram poemas a partir de dois conceitos “rio” e “paraíso” (presentes na obra da autora) e incluíram um dos quatro versos extraídos do livro Coordenadas Líricas.
Nas disciplinas de TIC e Artes e Bits os alunos construíram um blogue onde publicaram os seus poemas.

DAC -  À descoberta do património escolar do concelho do Cadaval - 7.º ano 2021-2022

20220204_143411-COLLAGE.jpg

Domínio de Autonomia Curricular que se concretiza em articulação com a equipa da BE1. O objetivo principal é desenvolver a literacia da informação de uma forma muito abrangente, incluindo a investigação de objetos, informação em arquivos da Biblioteca, Museu e Câmara Municipal do Cadaval, entrevistas, reportagens, desenvolvendo nos alunos o gosto pela investigação e descoberta da história local, que é a sua história. Este projeto insere-se nos objetivos do Projeto Educativo do AEC, contribuindo para o desenvolvimento de uma das suas basilares linhas de orientação: a valorização do currículo local.

Cubos de alfabeto

DAC -  Viagens com o Cavaleiro  - 7.º ano -  Turmas A, B, C  2021-2022

Globo

Domínio de Autonomia Curricular  acerca do livro de Sophia de Mello Breyner Andresen - "O Cavaleiro da Dinamarca"• Articulou Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Português, Educação Visual, Geografia, Inglês, Francês e Cidadania e Desenvolvimento. Estabeleceu também uma articulação com o Clube das Artes.
O produto final foi uma representação teatral da peça para a comunidade, no Cineteatro Valentina Abreu, que contou ainda com a colaboração da turma 5.º B, com uma coreografia e a canção “Deriva dos Continentes” e com colaboração da turma 10.1, curso de Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural, que fez o acolhimento e de Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital, que assegurou a parte técnica, fotografia e gravação do evento. 

 

DAC -  Biodiversidade na Minha Escola  - 8.º ano -  Turmas A   2021-2022

Domínio de Autonomia Curricular que articula aprendizagens das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Geografia, Físico-química, História, TIC e Artes&Bits, e Cidadania e Desenvolvimento.
Desenvolve-se essencialmente em metodologia de trabalho de projeto e pretende: sensibilizar para o conhecimento dos ODS, em particular para o ODS 15 - Proteger a vida terrestre; melhorar o espaço escolar exterior; sensibilizar para a importância da biodiversidade.
O produto final, numa parceria com a Câmara Municipal, será a construção de um jardim botânico no espaço escolar exterior. 

folha
2 folhas
Árvore de pinho Filial
Joaninha
abelha

DAC -  Diferentes olhares sobre a paisagem, património e geodiversidade da região Oeste | 8.º ano  2022 -2023

Domínio de Autonomia Curricular que resultou da articulação de aprendizagens essenciais de diversas disciplinas. Teve como objetivo dar a conhecer aos alunos o património geológico e paleontológico da zona Oeste, nomeadamente os elementos caraterísticos das paisagens sedimentares, bem como a biodiversidade da zona costeira e algumas medidas de proteção ambiental. Envolveu uma saída de campo à Reserva Natural Local Foz Azul, sessão de sensibilização no Centro de Interpretação e visita ao Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da Sociedade de História Natural.

bottom of page