top of page

Eramus+ Wuppertal

(Experiência de Alice do Carmo Coelho, 11.º A)


A minha experiência no projeto Erasmus+ foi, sem dúvida, um dos capítulos mais entusiasmantes do livro da minha vida. Mas, como tudo na vida, há sempre momentos mais inesquecíveis que outros.


O QUE MAIS ME MARCOU...


Um dos momentos que mais me marcou foi a visita ao planetário da escola Carl-Fuhlrott Gymnasium, no qual pudemos observar uma simulação de todas as estrelas e planetas visíveis a partir da Terra.

Achei esta atividade extraordinária por várias razões, sendo algumas delas: o nosso ”professor” de astronomia, que era um menino de aproximadamente 11 anos que, sem esforço nenhum, nos deu uma aula de 10 minutos acerca de todo o nosso sistema solar; pelo facto de uma escola ter um equipamento tão avançado mas, certamente, o que mais me surpreendeu foi que a escola ganhou um prémio pela construção deste planetário que os professores, com a ajuda dos alunos, conseguiram fazer.


Outro momento que me marcou profundamente foi a visita à Utopiastadt. Este espaço transformou-me ao mostrar o verdadeiro significado da expressão “juntos somos mais fortes”, em que um grupo de pessoas se juntaram para criar a sociedade perfeita. Estas pessoas utilizam as melhores qualidades de cada indivíduo para melhorar o mundo em que vivem todos os dias. Nesta sociedade todos os bens essenciais são partilhados, desde a  habitação, a alimentação, e claro, o local de trabalho. Admiro a ideia e a organização deste projeto e todas as pessoas nele envolvidas pela dedicação e persistências que todas dedicaram para criar este espaço onde a inspiração serve como oxigénio.


Senti-me também bastante marcada pela viagem à estufa vertical de Gut Einern. Nesta visita pudemos aprender sobre o que é uma estufa vertical e como funciona.

Ao ver a estufa (imagem à direita) fiquei completamente estupefacta com a inovação biológica que estava a observar. Nesta estufa, cientistas trabalham em descobrir formas mais económicas e saudáveis de fornecer alimentos tais como, vegetais, frutas e até flores comestíveis, aos mercados locais. Aprecio bastante esta ideia e espero que continue a ser globalizada de forma a arranjar formas mais sustentáveis de viver.


Porém, sem qualquer dúvida, o que mais me marcou foram as pessoas. A partir desta experiência criei laços mais fortes com os colegas da minha escola que de agora para a frente não serão apenas colegas mas sim ótimos amigos. Não me posso esquecer das professoras que nos acompanharam com tanto entusiasmo e cuidaram tão bem de todos nós durante esta semana.

Por último, mas, claramente, não menos importante, os nossos colegas alemães que no início da semana eram apenas colegas e no final já eram amigos próximos. Com eles aprendemos o que é a experiência adolescente alemã, os seus gostos musicais, tradições, comidas tradicionais e muito mais.

Criei amizades muito importantes que, certamente, nunca irei esquecer.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page