top of page

SAÍDA DE CAMPO - 8.º ANO

DAC “Diferentes olhares sobre a paisagem, o património e a geodiversidade da região Oeste”.


Nos dias 26 e 28 de abril, os alunos do 8.º ano participaram numa saída de campo à Praia Azul, à Praia da Foz do Sizandro e ao Laboratório de Paleontologia da Sociedade de História Natural, na Assenta. Esta atividade, realizada no âmbito do DAC “Diferentes olhares sobre a paisagem, o património e a geodiversidade da região Oeste”, permitiu uma articulação de Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Espanhol / Francês, Geografia, Matemática e Português.

Durante a saída de campo, os alunos tiveram oportunidade in loco de verificar que o património paleontológico e geológico dentro da Reserva Natural Local Foz Azul é excecionalmente rico e diversificado. Durante o trajeto, foi possível observar e fotografar antigos rios, pântanos e faunas de invertebrados, entre acontecimentos catastróficos que dizimaram populações inteiras de bivalves, antigas fontes de água ainda hoje marcadas nos sedimentos...

Foi uma verdadeira viagem de interpretação pelos ecossistemas do passado, mas também, pelos ecossistemas atuais, que permitiram aos alunos compreender a importância de conhecer eventos do passado da história da Terra para a preservação dos ecossistemas atuais. Esta viagem do passado ao presente foi orientada pelo paleontólogos Bruno Silva da Sociedade de História Natural.



40 visualizações0 comentário
bottom of page