Cinanima Cadaval, 2021

Foi com um enorme gosto que recebemos o convite de participar no Cinanima.

O nosso agrupamento faz parte do Plano Nacional de Cinema e, já há alguns anos, desenvolve atividades de exploração na área do cinema. Este ano, os alunos de 9.º ano, em articulação das disciplinas de Educação Visual e Português, encontram-se a desenvolver curtas metragens de animação da obra “Auto da Barca do Inferno” pelo que,

o convite dos serviços Educativos do Festival Cinanima vem mesmo ao encontro das necessidades dos alunos.

Tudo aconteceu, no dia 12 de novembro, sexta-feira à noite, no pátio da Escola Básica e Secundária do Cadaval.

Decidimos organizar uma atividade que despertasse a curiosidade dos alunos por esta área e, para além da apresentação e debate sobre os filmes, convidámos o antigo aluno da nossa escola, Francisco Duarte, colaborador em filmes e séries de produção e realização nacionais, como editor de vídeo. Apresentou diversas imagens relativas à filmagem da série “Doce” comentando-as e explicando procedimentos relativos à produção de um filme.

Proporcionou, também, um momento de debate onde informou sobre percursos académicos e saídas profissionais na área do cinema, dando no seu testemunho, a forma como a escola, mais precisamente o Sr. Diretor do nosso agrupamento, Professor Paulo Henriques, na altura coordenador do “Clube Som, Imagem e Multimédia”, o influenciou na escolha da sua profissão.

Agradeço o imprescindível apoio dos meus caros colegas e amigos António Ervideira, Carla Maia, Filipa Lopes, Luísa Portela, Olga Correia e Rui Tempero, do Sr. Diretor, que num dia de greve da função pública permitiu que o evento acontecesse e esteve sempre presente, do meu caríssimo aluno Francisco Duarte, por aceitar o meu convite e no meio dos seus curtos dias conseguir arranjar o tempo, de que não dispõe, para se deslocar tão prontamente à nossa escola, das senhoras Assistentes Operacionais, D. Ana Deodato e D. Rute Amaro e, quero agradecer aos nossos fantásticos alunos pois, são eles que justificam a realização destes eventos fora de horas e que nos fazem sentir tão felizes com a sua felicidade.


Aida Santos, Coordenadora do PNC no agrupamento.



182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo