top of page

As mulheres e a Memória

As mulheres e a memória é a proposta de Anabela Penas para os alunos do 7.ºano conversarem e ouvirem uma série de histórias - memórias contadas por Lúcia Serralheiro, atividade desenvolvida no âmbito das comemorações do dia da Língua Portuguesa e que teve lugar na nossa biblioteca, no dia 12 de maio.

Enfatizando o papel das mulheres como fazedoras de memórias e impulsionadoras de mudanças sociais, numa luta incansável, e muitas vezes silenciosa, pelos seus diretos e dignidades, contribuindo em pano de fundo para muitas mudanças em diversas áreas como a saúde, a educação e a política, Lúcia Serralheiro foi contando diferentes histórias-memórias recolhidas aquando da sua investigação e de conversas formais e informais.

E um exemplo desta luta é a história da vida de Dra. Sofia Quintino, natural do concelho do Cadaval, personagem sobre a qual se centrou as suas conversas, como exemplo de uma mulher, nascida nos finais do século XIX, que sempre investiu na sua formação científica e na formação de outras mulheres, defendendo direitos que à época eram já bastante visionários e avançados.

Das histórias-memórias, se faz a História. Nas suas muitas investigações para recolher informação para os seus livros, Lúcia Serralheiro deu-se conta de que são mais as mulheres do que os homens quem guarda e transmite memórias.

Destas conversas ficaram muitas mensagens importantes para os nossos alunos. A valorização do que é local, das personalidades que contribuíram para melhorar as condições de vida, saúde, higiene e defender diferentes direitos humanos como a liberdade, igualdade e fraternidade e tudo o que envolve alcançar estes ideais, começando por cada um de nós, no espaço onde habitamos.

No final da sessão, oferecemos um pequeno presente, cortesia da Biblioteca Municipal do Cadaval.

Esta atividade insere-se no âmbito da concretização de dois eixos do Projeto Educativo do nosso agrupamento - Integração dos ODS (4- Educação de qualidade 5- Igualdade de género e 17- Parcerias) e desenvolvimento do currículo local.


Helena Prieto

Professora Bibliotecária





73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page