top of page

VISITA DE ESTDO A LISBOA - 9.º ANO

No dia 2 de maio, 109 alunos do 9.º ano, acompanhados por 10 professores. participaram numa visita de estudo a Lisboa. A atividade, realizada no âmbito da leitura de Os Lusíadas, de Luís de Camões, nas aulas de Português, bem como das Comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, permitiu uma articulação de Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Português e de História, para além de proporcionar o desenvolvimento de competências transversais.

Após a viagem de autocarro do Cadaval até Lisboa, os alunos assistiram ao espetáculo "Os Lusíadas, à conquista do mar Largo", representado pela Companhia de Teatro ACTUS. Presenciar a adaptação da epopeia camoniana, permitiu, por um lado, uma compreensão global da obra e, por outro lado, uma aquisição de competências para a análise, compreensão e interpretação de um texto de caráter obrigatório no 9.º ano.

Depois do almoço, que decorreu no Parque das Nações, junto à margem do rio Tejo, os alunos visitaram o Museu Militar. Na Sala Camões, houve oportunidade de contactar com o universo épico camoniano, principalmente através das pinturas e das esculturas expostas, o que contribui certamente para uma consciencialização da importância cultural e histórica que a epopeia lusa assume no património cultural português e além-fronteiras. Já na sala dedicada à 1.ª Guerra Mundial, os alunos puderam, por um lado, observar composições pictóricas alusivas ao conflito e, por outro lado, conhecer as causas e as consequências da guerra no mundo e especialmente em Portugal.

De regresso a casa, em diálogos circunstanciais, foi notória a consciência de que as competências desenvolvidas durante a visita tinham contribuído para o aprofundamento das aprendizagens trabalhadas nas disciplinas de Português e de História.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page