top of page

SAÍDA DE CAMPO À SERRA DE MONTEJUNTO - 8.º ANO

DAC “Biodiversidade da Serra de Montejunto”

Nos dias 29, 30 e 31 de maio, os alunos do 8.º ano participaram numa saída de campo à Serra de Montejunto (duas turmas em cada um dos dias). A atividade, realizada no âmbito do DAC “Biodiversidade da Serra de Montejunto, permitiu uma articulação de Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Física, Educação Visual, Espanhol, Geografia, História, Inglês e Português. A atividade resultou, ainda, de uma articulação com o Programa Eco-Escola e com o Plano Nacional das Artes e de uma parceria com o Município do Cadaval.

Após a viagem de autocarro do Cadaval até à Serra de Montejunto, os alunos foram recebidos pela engenheira ambiental Paula Almeida, no Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto, onde visionaram o vídeo “A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto - Uma Ilha de Biodiversidade”. De seguinte, durante o percurso pedestre pela Estação da Biodiversidade, exploraram a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, nomeadamente o seu património natural (a biodiversidade a a geodiversidade). Após o almoço, no parque de merendas, os alunos foram guiados pela Real Fábrica do Gelo, classificada como Monumento Nacional desde 1997 (património histórico). Seguiu-se uma viagem até à localidade de Tojeira - Vilar, onde os alunos conheceram o importante trabalho do CRASM – Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Serra de Montejunto.

Esta saída de campo, com enfoque no Currículo Local, promoveu o desenvolvimento de temas, conceitos e aprendizagens promotoras de diversos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis, Ação Climática, Proteção da Vida Terrestre e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.



Comentários


bottom of page