Parlamento dos Jovens - Sessões Distritais/Regionais

Nos dias 28 e 29 de março, decorreram as Sessões Distritais/Regionais, no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, em Lisboa, contando com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas do Cadaval.

Na segunda-feira, no Auditório do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, em Odivelas, decorreu a sessão do 3.º Ciclo do Ensino Básico, onde estiveram presentes 34 escolas. Durante o dia, os alunos Martim Calisto (8.ºA), Marisa de Deus (8.ºB) e Xavier Camacho (8.ºB) deram cumprimento aos trabalhos com muita responsabilidade, espírito crítico e poder de argumentação.

Na terça-feira, na Escola Básica Vasco da Gama, no Parque das Nações, o nosso agrupamento fez-se representar através do aluno Guilherme Alves (12.ºB), na categoria de

Ensino Secundário. A capacidade de argumentação e defesa das medidas do Plano de Recomendação foi uma constante nas intervenções do aluno.

Os deputados que representaram o agrupamento, através do círculo eleitoral de Lisboa, intervieram nas sessões para aprovação do Projeto de Recomendação, dando o seu contributo para a eleição dos deputados que estarão presentes na Assembleia da República.

Durante as sessões, procedeu-se também à apresentação dos Projetos e indagação às escolas participantes (debate na generalidade), seguindo-se a votação para escolha do Projeto vencedor. Da parte da tarde, trabalhou-se em Comissão propondo eliminação, adenda ou alteração de proposta(s). Por fim, foi feita a votação das propostas apresentadas e redigido o Plano de Recomendação do Círculo Eleitoral de Lisboa, bem como a eleição do Porta-voz do Círculo Eleitoral.

No final de todos os trabalhos parlamentares, todos foram unânimes em concordar que a participação no programa foi uma experiência muito enriquecedora, contribuindo para que os alunos envolvidos tenham consciência da sua importância na participação da vida política e social.

Prof. Rosa Duarte


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo