top of page

Dia Internacional das Mulheres - 8 de março de 2023

Palestra “As Mulheres na Ciência”


No âmbito da comemoração do Dia Internacional das Mulheres, os alunos do 8.º ano, acompanhados pelos respetivos professores, participaram na palestra “As Mulheres na Ciência”, com a colaboração da professora Lúcia Serralheiro, que decorreu na biblioteca da Escola Básica e Secundária do Cadaval.

Partindo do discurso do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, proferido no dia 8 de março de 2022, a oradora sensibilizou os alunos para a importância de valorizar as mulheres e de lhes ser dada igualdade de oportunidades na educação e no trabalho, numa sociedade que ainda fica aquém no que respeita à igualdade de géneros. Além disso, salientou o valor das mulheres na Ciência, no estabelecimento da paz, na Política, nas questões ambientais. No sentido de honrar o papel das mulheres da Ciência, a palestrante apresentou exemplos de mulheres que fizeram e continuam a fazer a diferença em diversas áreas da Ciência. Destacou o exemplo de Sofia da Conceição Quintino (1879-1964), uma médica cadavalense, nascida em Lamas, que, para além de exercer Medicina, se dedicou ao ensino da Enfermagem, divulgou os ideais da emancipação feminina, defendeu os direitos das mulheres no período republicano e lutou pela paz.

Uma atividade realizada em articulação com a biblioteca e com o Clube de Ciência Viva, com o propósito de alertar os alunos para a necessidade de lutar pela concretização do 5.º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável - Igualdade de Género.



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page